Ferramentas de corte e estampo

Ferramenta progressiva

Nas ferramentas progressivas, o material pode ser em bobinas com alimentador automático ou em tiras com alimentação manual. Neste tipo de processo a peça vai sendo formada em sucessivas operações, ainda presa na tira até que esteja totalmente formada e então seja destacada na última operação. A principal característica deste tipo de ferramenta é a alta produtividade e o baixo custo do produto final, no entanto, o projeto da ferramenta geralmente é mais complexo do que em ferramentas de operação. Por isso, sempre deve-se realizar uma prévia análise de estampabilidade, aproveitamento da tira e principalmente o volume de peças a ser produzido.

Ferramenta transfer

No sistema transfer geralmente as ferramentas são construídas em módulos por operação e montadas na prensa em linha, onde a movimentação do "blank"(peça) é feita por pinças pneumáticas e servomotores elétricos, que são sincronizados com o movimento da prensa. Este sistema é indicado para peças complexas de médio a grande porte e com alto volume de produção. O transfer é um sistema programável e ajustável que fica acoplado à prensa, por isso o projeto das ferramentas deve atender todas as especificações necessárias de acordo com o sistema transfer de cada cliente.Normalmente é recomendada a simulação do processo de transferência da peça de uma operação para outra em software específico para esta finalidade, para analizar o tempo de ciclo e possíveis colisões durante os movimentos do transfer. Este sistema exige um alto grau de sincronismo e controle eletrônico do processo.

Ferramenta de Operação manual ou robotizada

As ferramentas de operação manual podem ser construídas em módulos individuais por operação, ou em módulos com operações conjungadas, dependendo da capacidade e tamanho da prensa. A escolha do tipo e número de operações depende da geometria ou complexidade da peça e características da prensa. Para peças mais complexas, sempre é recomendado uma prévia simulação do processo em software CAE (Engenharia Auxiliada por Computador) dedicado para esta aplicação, pois é necessário analisar a formabilidade da peça, possíveis rupturas por afinamento excessivo da chapa, características do material, formação de rugas indesejadas na peça, retorno elástico, etc.

Entre em contato conosco para orçar projetos de ferramentas ou conhecer nossos clientes parceiros caso precise das ferramentas prontas para fabricar seu produto.